Outros conteúdos

Buscar

Dicas de culinária

Dez Dicas de Decoração da Padaria

Publicado em por Fleischmann
Categoria: Marketing, Padaria e Indústria.

A decoração é fator essencial em uma padaria. Ela tem o poder de chamar clientes, melhorar a funcionalidade, deixar o ambiente mais agradável e realçar os produtos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre o assunto.

  1. Luzes direcionadas aos produtos. Muitos fabricantes de lâmpadas produzem modelos especiais para restaurantes e padarias. São lâmpadas que produzem luz com a cor ideal para a alimentação, e têm o eixo flexível, podendo ser direcionadas para os produtos nas prateleiras. As luzes devem realçar, e não tirar a cor natural dos alimentos. OBS: a luz muito branca dá um ar de farmácia ao ambiente, e pouca luz dá impressão de abandono.
  2. Cores claras. Paredes com cores claras, além de serem obrigatórias a estabelecimentos de alimentação de algumas cidades, dão um ar mais alegre ao ambiente. Cores quentes como amarelo, laranja, ocre, não tão berrantes, e sim mescladas com tons pastéis como verde-água ou azul-hortência é o ideal.
  3. Móveis em madeira. Balcões de prateleiras inclinadas de madeira são ótimos móveis para destacar produtos, além de dar um tom rústico ao ambiente e possibilitar a compra por auto-serviço. Podem ser instalados nos cantos, revestindo as paredes. Alguns modelos têm iluminação individual, coletor de resíduos e abastecimento por trás.
  4. Piso de fácil limpeza. Revestimentos de fácil limpeza, antiderrapantes e do modelo alto tráfego diminuem a sujeira, facilitam a limpeza e previnem escorregões de clientes.
  5. Lugares de destaque. Crie um lugar fixo na padaria para exposição de novos produtos de fabricação própria, degustação ou promoções. Com o tempo, os clientes se acostumam a ver sempre novidades neste local. Padarias mais sofisticadas devem apostar nas vitrines.
  6. Nada de plantas no interior. Plantas artificiais ou naturais no interior da loja só servem para sujar e abrigarem pontas de cigarro. O ideal é um jardim ou arbustos em frente à padaria, assim você enobrece o estabelecimento.
  7. Economia de adereços. Enfeites, cartazes, enfim, decoração excessiva podem tirar o destaque dos alimentos e deixar o ambiente poluído. Os balcões e vitrines devem favorecer o destaque aos produtos comercializados, e não ao rebusque do mobiliário.
  8. Uniformes. De nada adianta investir em móveis e iluminação se detalhes como o visual das atendentes passar despercebido. Por isso, vem a calhar uma consulta a casas especializadas em uniformes para comércios.
  9. Música de fundo. Nada como uma musica de fundo para quebrar o silêncio e amenizar o barulho dos motores dos refrigeradores da loja. Mas cuidado: a música em volume alto incomoda o cliente tanto quanto a falta dela.
  10. Espelhos. O uso de espelhos nas prateleiras e vitrines, além de ampliar o ambiente, também amplia a iluminação e duplica as mercadorias expostas nas proximidades.