Outros conteúdos

Buscar

Dicas de culinária

Controle das Despesas Diárias

Publicado em por Fleischmann
Categoria: Administração, Padaria e Indústria.

Veja como controlar as despesas diariamente. Trabalharemos com uma grade com seis colunas:

Planilha Controle das Despesas Diárias.

A planilha é constituída da seguinte maneira

  • Coluna DIA – destinada à indicação dos dias do mês.
  • Coluna MP – despesas com matéria-prima. Toda a compra que a empresa faz destinada à produção de seu produto de venda.
  • Coluna MO – despesas de mão-de-obra. Considera-se mão-de-obra o trabalho do humano realizado na padaria.
  • Coluna DV – Despesas de Vendas. É toda a despesa ligada às pessoas envolvidas na venda dos produtos. Ex: vendedores, operadoras de caixa, balconistas, embaladores, veículos de entrega, etc.
  • Coluna DO – Despesas Operacionais. Toda despesa fundamental para o funcionário da empresa. Ex: luz, telefone, limpeza, escritório, combustível, pró-labore, etc.

É importante ressaltar que a tabela estabelece como a mão-de-obra só o elemento diretamente ligado à manufatura do objeto de venda da empresa. Faxineiros, gerentes, auxiliares de escritório, diretores, vigilantes, etc. São despesas ligadas à operacionalidade da empresa.

Como Comprar Matéria-prima

  1. Devemos ter uma relação de prováveis fornecedores, sempre com mais de uma para cada produto, e que sejam de confiança.
  2. Só comprar uma vez por semana e avisar que só será atendido o fornecedor no dia e hora marcados, evitando assim muita perda de tempo.
  3. Sempre estar informado com antecedência dos preços e condições.
  4. Fazer de cada fornecedor um amigo. Muitas vezes ganhamos mais comprando bem do que vendendo bem.

Para se vender produtos de boa qualidade e por um preço adequado de mercado, é preciso ter muito cuidado e saber comprar. Este trabalho precisa fazer parte da rotina diária de administração da padaria (custo operacional) e também as anotações diárias. Também não se deve esquecer de conferir o peso de todos os produtos, inclusive o gás.

Controle das Despesas Diárias

No controle das despesas diárias deve ser colocada toda a despesa do dia, durante todo o mês, anotando sempre todo o gasto e repetindo a anotação sempre que a despesa volta a ocorrer. Este procedimento permite que se analise o gasto de cada setor e possibilita que tenhamos um controle discriminado. O que permite detectar o problema que está abalando financeiramente a sua empresa na fonte, evitando a procura de solução por caminhos contrários.

Por exemplo: muitas vezes demite-se um funcionário por achar que a produção diária é insuficiente, o que nos dá uma margem de despesas maior do que uma margem de lucro. Colocamos então, um outro funcionário que produz mais, mas o lucro continua menor do que o necessário. Onde está o problema então? Ele pode estar na compra da matéria-prima, no preço final do produto, etc.

Fazendo a ficha de controle, você detectará sem dificuldades o problema e terá condições sempre de evitar despesas desnecessárias e direcionar as energias para a solução real a ser buscada.