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Dicas de culinária

Frutas e Legumes do Mês de Fevereiro

Publicado em por Fleischmann
Categoria: Culinária Doméstica, Curiosidades.

Cebolinha

  • A composição de cebolinha e salsinha forma o famoso “cheiro-verde”. A cebolinha pode ser usada para enriquecer vários tipos de pratos como omeletes, saladas, patês, sopas e é indispensável no preparo de qualquer vinha d’alho.
  • A cebolinha contém sais minerais importantes para a manutenção do organismo, como cálcio e fósforo.
  • Cem gramas de cebolinha fornecem 31 calorias.
  • Na hora da compra, prefira os maços que não apresentem folhas murchas e amareladas, significando que já não estão boas para o consumo.
  • Guarde-as limpas e secas em sacos plásticos sem ar, na parte mais baixa da geladeira.
  • O melhor mês para compra é fevereiro.

Figo

  • Há várias formas de servir o figo. Sendo uma fruta delicada, deve ser preparada sempre com cuidado. Além de ser consumido ao natural, fica ótimo em geléias e tortas.
  • O figo é uma fruta rica em glicídios. Contém potássio que é importante para a manutenção da concentração do líquido das células. Apresenta também boa quantidade de niacina que mantém a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo. Por conter fibra, é ótimo para estimular as funções dos intestinos.
  • Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.
  • Na hora da compra escolha os que se apresentam firmes, nunca os que tenham bolor, nem partes moles ou amassadas.
  • É importante lavá-lo bem antes de consumi-lo, pois o pó branco que se vê na casca, é sulfato de cobre, uma substância venenosa usada para prevenir pragas.
  • Os melhores figos com bons preços estão no mercado em fevereiro, embora também se possa comprá-los em dezembro, janeiro e março, porque há uma boa quantidade ofertada.
  • Diga não ao desperdício – As folhas de figo podem ser utilizadas no preparo de licores, chá ou xaropes.

Goiaba

  • A goiaba pode ser consumida ao natural (quando se conserva todo o seu princípio nutritivo), mas também é excelente para se preparar doces em pasta, sorvetes e a tão conhecida goiabada.
  • Riquíssima em vitamina C é importante no combate às infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Contém também niacina que mantém a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo e quando consumida com a casca é rica, importante para o bom funcionamento intestinal.
  • Cem gramas de goiaba fornecem 69 calorias.
  • A goiaba de boa qualidade tem formato regular, não apresenta machucados nem marcas de picada de insetos. A casca não deve estar amassada nem ter cortes e deve ser firme, sem chegar a ser dura.
  • Os melhores meses para se comprar goiaba são fevereiro e março, pois há bastante quantidade no mercado e os preços estão baixos.
  • Diga não ao desperdício – Com as cascas desta fruta, você pode preparar um suco, batendo-as no liquidificador com a água.
  • Este suco também poderá substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos. O sabor é ótimo!

Limão

  • É uma fruta conhecida em todo o mundo. Pode acompanhar pratos a base de peixes, aves, vitela ou ser empregado para dar sabor a molhos, maioneses, saladas e doces. Com seu suco pode-se preparar um ótimo refresco, ideal para os dias quentes de verão.
  • Rico em vitamina C é muito importante para aumentar a resistência e combater infecções.
  • Cem gramas de limão fornecem 29 calorias.
  • Na hora da compra prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados. Isso é sinal de que estão maduros e que possuem bastante suco.
  • Antes de utilizar o limão deve-se lavá-lo, eliminando, assim, poeira ou resíduos de inseticidas.
  • Quando for ralar a casca de limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.
  • O limão pode ser comprado quase o anão todo, porque há boa quantidade ofertada e bons preços, mas o melhor mês é fevereiro.

Mostarda

  • Cozida ou crua, a mostarda é uma excelente verdura para acompanha diversos pratos, principalmente a base de carne.
  • Apresenta boas quantidades de cálcio, fósforo, vitamina A, vitamina B1, B2, vitamina C e fibras.
  • O cálcio e o fósforo são minerais importantes para formação dos ossos e dentes, promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue. As vitaminas do complexo B têm como funções, evitar problemas de pele, auxiliar o crescimento, estimular o apetite e facilitar a digestão.
  • A vitamina A é importante para a boa visão, pele e mucosa.
  • As fibras auxiliam no funcionamento intestinal.
  • Cem gramas de mostarda fornecem 31 calorias.
  • Na hora da compra prefira as que não contenham folhas murchas ou amareladas.
  • O melhor mês para comprar é fevereiro.

Pimentão

  • Há diversos tipos de pimentão, verde, vermelho ou amarelo. Pode ser servido como prato principal ou usado como complemento em saladas, maioneses, molhos ou ensopados.
  • O pimentão é boa fonte de vitamina C, A, niacina e potássio. A vitamina C é importante para o crescimento, aumentando a resistência do organismo às infecções, porém, durante o processo de cozimento esta vitamina se perde em parte. A vitamina A tem ação direta sobre os dentes, unhas e cabelos. A niacina mantém a saúde da pele, nervos e parelho digestivo.
  • Cem gramas de pimentão fornecem 48 calorias.
  • O pimentão de boa qualidade deve ser limpo, lustroso, uniforme e ter sempre o cabo verde. Quando não está fresco, sua pele tem aspecto enrugado, fica mole e sem brilho.
  • Há duas épocas melhores para se encontrar boa oferta de pimentão com baixos preços: de janeiro até março e de setembro até outubro, mas o mês de fevereiro é o melhor para comprar.

Quiabo

  • O quiabo é uma hortaliça que pode ser utilizada em diversas preparações como refogados, sopas, cozidos, etc.
  • Contém boa quantidade de vitamina A e C, além de niacina, as quais são importantes para os dentes, unhas, cabelos, olhos, pele, defesa do organismo e saúde dos nervos e aparelho digestivo.
  • Cem gramas de quiabo fornecem apenas 36 calorias.
  • O quiabo estará bom para o consumo quando de apresentar bem cheio e firme e a sua ponta se quebrar com facilidade. Prefira os de cor verde clara e que não estejam deformados ou manchados.
  • Fevereiro é o melhor mês para compra de quiabo, embora se possa encontrar boa oferta e bons preços também em janeiro, março e abril.

Fonte: Secretaria de agricultura e abastecimento