Bolo de ameixas ao porto

Intermediário

Preparo

Como fazer a massa

Dividimos a receita em algumas etapas. Podemos começar pela massa: coloque na batedeira a mistura para bolo, o leite, a manteiga e os ovos.

Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos.

Despeje essa massa em uma forma redonda (23cm diâmetro), untada e enfarinhada.

Asse em forno preaquecido a 180°C, por cerca de 35 minutos, ou até que, ao espetar um palito no centro da massa, ele saia seco.

Como fazer o recheio

Com a massa pronta, o próximo passo é preparar o recheio. Coloque as ameixas em uma tigela pequena e cubra-as com o vinho do Porto.

Reserve por pelo menos 5 horas.

Em seguida, processe-as em velocidade média até obter um purê escuro e perfumado. Reserve.

Como fazer o creme

Dando sequência à receita, vamos preparar o creme. Em uma panela misture o leite, o creme de leite, o leite condensado, as gemas e o amido de milho.

Leve a mistura ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.

Após espessar, cozinhe esse creme em fogo baixo por mais 5 minutos ou até que não tenha mais aroma de amido cru.

Despeje o creme sobre um prato untado com manteiga, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por 2 horas. Enquanto você espera, aproveite para fazer o merengue.

Como fazer o merengue

Coloque as claras com o açúcar em uma tigela de metal. Leve a tigela ao banho-maria, mexendo sempre com uma colher, até a mistura ficar bem quente e com o açúcar completamente dissolvido.

Depois, retire do banho-maria e misture imediatamente na batedeira em velocidade média durante 10 minutos, ou até esfriar e formar picos firmes e brilhantes.

Como fazer a calda

Essa parte vai dar um toque especial à sua receita. Em uma panela pequena, misture a água e o açúcar.

Na sequência, leve ao fogo médio até levantar fervura e derreter o açúcar.

Espere esfriar antes de usar.

Montagem

Para finalizar a sobremesa, só precisamos montar. Comece cortando o bolo em três partes. Se necessário, você pode parte da “tampa” do bolo com uma faca de serra grande para nivelá-lo.

Coloque a primeira parte sobre o prato em que for servir. Umedeça a massa com um pouco da calda, espalhe metade do recheio de ameixas e, sobre ele, metade do creme de baunilha.

Cubra com a segunda camada de bolo, umedeça mais um pouco com calda, espalhe o restante do recheio de ameixas e o restante do creme de baunilha. Termine com a última camada de massa.

Finalize cobrindo toda a superfície do bolo com o merengue, com o auxílio de uma espátula ou as costas de uma colher grande.

Mantenha em geladeira até o momento de servir. Pronto para experimentar?