Pão italiano

Intermediário

Preparo

Preparado?

Comece juntando toda a farinha de trigo com o Pão Certo.

Você fará uma primeira fermentação: junte 150ml de água morna, retire ¾ de xicara (chá) da mistura de farinha de trigo com pão certo (120 g) e 1 sachê de fermento biológico seco (10 g). Misture e deixe em uma tigela coberta com filme plástico até dobrar de tamanho.

Quando essa primeira fermentação estiver pronta (ou seja, dobrou de tamanho), junte ao restante da mistura de farinha com pão certo, com o sal e a agua restante. Sove até misturar todos os ingredientes e deixe descansando por 20 minutos em um refratário coberto com filme plástico.

Após o descanso, sove por mais 10 minutos ou até que a massa fique lisa e uniforme. Dica: se ela estiver pegajosa, acrescente, aos poucos, mais farinha.

Volte a massa para o refratário e deixe descansar até que dobre de tamanho novamente (cerca de duas horas).

Massa fermentada, molde no formato que você quiser e espere duplicar de tamanho mais uma vez.

Pré-aqueça o forno a 250ª C, coloque na grade de baixo, uma assadeira com água fervente de 5 a 10 minutos antes de colocar o pão na grade superior (tempo suficiente para aquecer o forno e umedecer).

Pão moldado e fermento?

Antes de colocar o pão no forno, dê aquela pincelada com água morna e corte um “x” com uma faca bem afiada.

Leve ao forno e deixe assar por 10 minutos na temperatura de 250ª C,

Passados os 10 minutos iniciais de Pão no forno, diminua a temperatura para 200°C e retire a assadeira com água e asse até ficar bem dourado! (cerca de 30 minutinhos).

  • Dica Fleischmann

    Para pães mais fofinhos...

    Ver dica