Monkey Bread

Difícil

Preparo

Em uma tigela, coloque a farinha, o fermento e mexa bem. Adicione o sal, o açúcar (nunca diretamente ao fermento) e despeje a água e o leite no centro da massa e em seguida a manteiga derretida. Mexa bem para incorporar os ingredientes. Retire da tigela, levando à uma superfície enfarinhada para sovar. Sove por 5 minutos, ou até ficar homogênea e elástica. Volte a massa à tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de tamanho. 

Abra a massa em uma superfície enfarinhada até ficar com cerca de 0,5cm de espessura. Corte a massa em 8 tiras uniformes e depois em mais 8 tiras perpendiculares, fazendo pequenos quadradinhos de massa.  

Montagem:  

Em uma tigela, coloque o tablete de manteiga e derreta. Em outra tigela misture o açúcar e a canela. Unte uma forma grande de furo no meio (25cm) com óleo ou manteiga (não precisa de farinha). Acomode algumas cerejas e castanhas no fundo da forma para decoração.  

Pegue um quadradinho de massa e enrole com as mãos fazendo uma bolinha. Mergulhe a bolinha de massa na manteiga derretida e em seguida no açúcar e acomode na forma. Repita o processo com todas as bolinhas de massa, acomodando-as intercaladas com algumas castanhas de caju e cerejas. Quando tiver colocado todas as bolinhas, cubra a forma com um filme plástico e deixe a massa descansar por 40 minutos, ou até o volume chegar próximo da borda da forma.  

Preaqueça o forno em 180C. Acomode a forma no forno e asse por cerca de 25 minutos, ou até a superfície dourar. Verifique periodicamente o forno: como há muito açúcar no preparo o risco de queimar a sobremesa é grande, fique atento à cor do caramelo, que não deve ficar muito escuro. 

Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos e desenforme ainda quente, para que o açúcar não esfrie completamente e grude na forma. Espere esfriar por completo antes de servir. Sirva inteiro, e cada convidado pode puxar as bolinhas de massa, sem precisar cortar. 

Nosso site utiliza cookies com o objetivo de facilitar o uso da página web e adaptar seu conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa termos e condições